Retrospectiva 2011

O ano de 2011 foi um ano muito marcante para os artistas curitibanos. Se o espaço aumentou pouco, sua visibilidade cresceu bastante. Curitiba brilhou e indicou pro país o que vem por aí, que aqui também se faz arte de verdade, que aqui também se tem identidade. Tivemos festivais e espaços para bandas começando a ressurgir, depois de um período de bares fechando e espaços secando. Não está como queremos, mas está caminhando para melhorar cada vez mais.

Neste ano, cinema, teatros, concertos, balés, e todo o tipo de manifestação artística parece que acendeu em Curitiba. Não que não houvesse, na realidade Curitiba sempre foi recheada de arte das boas, mas com pouca visibilidade. Este ano as iniciativas, como a “Virada Cultural”, “Virada Fora de Eixo”, “Festbandas”, “Festival de Bandas”, “São José Rock Festival”, "Domingo Solidário" e dezenas de boas ideias que tomaram forma, fizeram Curitiba brilhar como nunca.

Tivemos como marco a ascensão da canção “Oração” de Curitiba para o mundo, da já não tão desconhecida assim “A Banda Mais Bonita da Cidade”. Diversas bandas lançaram seus discos e levaram para outros estados a música curitibana. Falo aqui de bandas de amigos mais próximos, como a banda Cinco Graus, que com ares e proficiência de banda veterana, começa a ultrapassar seus limites: uma banda que não olha diretamente para o sucesso, mas que este começa a ser inevitável, rumo ao terceiro disco, e com grande estilo. A banda Nuvens, lançando seu segundo disco, “Fome de Vida”, desponta como uma das melhores de Curitiba, particularmente, acho que 2011, tirando todo o “auê” das grandes, foi deles com certeza. Tivemos também o lançamento, já quase no finalzinho, do nosso single “Dabliu Junior – Aeroporto”, que depois de 6 anos de Metaphorica, deixou em 2011 o marco do começo de mais uma jornada, de maneira discreta, mas com muito amor pela música.

Enfim, desejo que no ano de 2012 todos possamos incluir mais um verso à poesia, e transformar o mundo num lugar melhor pra se viver. Feliz ano novo a todos os artistas curitibanos, de todas as áreas, e a todo mundo que ouviu, prestigiou, e contribuiu pra que Curitiba começasse a ser levada ainda mais à sério.