Como estudar pra prova da ANPEC?

1 – O EXAME

Bom, primeiramente quero dizer algumas coisas importantes: O método que utilizei pra estudar pra ANPEC foi uma idéia estratégica dado o meu tempo limitado, e a minha meta de entrar na UFPR. Cada centro de pós-graduação em economia dá um peso diferenciado para cada disciplina, então, por exemplo, eu foquei mais em disciplinas como Macroeconomia, Microeconomia e Economia Brasileira, deixando mais de lado Estatística e Matemática. Então, dependendo do centro que o candidato escolher, cabe a ele consultar no site www.anpec.org.br as disciplinas de maior peso, e se quiser utilizar do método que eu segui, tranpor as ideias para cada caso.

Assim, estou apenas repassando, e procurando ajudar aos que quiserem enfrentar a ANPEC, deixando claro que essa é apenas UMA das "n" formas que existem, e que a forma que eu estudei pode funcionar pra uns e não funcionar para outros.

A ANPEC é uma prova nacional, que simplesmente classifica os candidatos do país todo, e portanto, não aprova e nem reprova. São seis disciplinas: Macroeconomia, Microeconomia, Economia Brasileira, Estatística, Matemática e Inglês, sendo que esta última serve apenas como eliminação para o exame de suficiência em língua estrangeira no caso de alguns centros, mas tem peso zero em todos os centros. No site da ANPEC tem um “Manual do Candidato”, que explica em detalhes o sistema da prova, mas o mais importante é saber: a prova vale 15 pontos, são 15 questões, com 5 alternativas cada valendo 0,2 cada uma. Importante: uma errada anula uma certa, ou seja, a menos que você tenha muita certeza, não se deve responder a questão. Digo isso porque dada a dificuldade da prova, arriscar leva muitas vezes aos candidatos tirarem nota negativa, e isso em alguns poucos centros, já é fator de desclassificação.

2 – MÉTODO DE ESTUDOS

Como disse, esse foi um método que eu inventei e que funcionou para mim, no entanto, cada pessoa é um caso, e deve ter o discernimento para alterá-lo de forma que se encaixe no seu perfil.

Meu foco maior, dado o peso das provas na UFPR, foi em Macro, Micro e Brasileira. O peso em Estatística e Matemática são a metade na UFPR, então seria muito mais produtivo focar nas matérias que tenho mais facilidade, e que têm maior peso.

Antes de começar os estudos profundamente, eu já fui colocando o viés “ANPEC” até mesmo nas escolhas dentro da graduação, como quais livros ler, fichar livros clássicos, tema de monografia, e etc.

Comecei os estudos de maneira sistemática quatro meses antes da prova. Aí dividi as tarefas em alguns pontos:

  • Li inteiro, e fichando os livros “Macroeconomia – Dornbush & Fischer”, “Microeconomia - Pyndick”, e “Ordem do Progresso”, de Economia Brasileira. A leitura sempre entremeada com a folha que consta no Manual do Candidato, onde tem os tópicos de cada disciplina que caem. Assim se pode ir identificando os títulos, que muitas vezes possuem nomes diferentes.

  • A partir destas leituras, me propus a resolver as provas da ANPEC pela primeira vez. Agora é a hora de começar a observar as matérias que mais caem nos últimos anos.

  • Resolver a prova primeiro e ir estudando por tópicos pode ser uma boa pra que tenha um tempo ainda mais limitado, mas eu temi que ficassem lacunas de um tópico a outro que dificultassem a compreensão. Neste sentido valeu muito à pena, pois tive uma idéia global da Macro e da Microeconomia, por exemplo, e muitas questões que não caíram nos últimos anos acabaram caindo neste ano.
  • No caso de Microeconomia, após a resolução das primeiras provas, percebi que a linguagem do “Pyndick” é um tanto simples, e o “Microeconomia – Varian” é um pouco mais avançado, além de possuir tópicos que caem nas provas, e que o Pyndick não tem. Após isso entra a resolução e leitura dos livros de exercícios resolvidos. Microeconomia considerei mais difícil que Macroeconomia, pois é bastante abstrato, e possui uma nomenclatura que pode confundir, portanto anote, escreva, e relacione sinônimos de termos como “preferências monotônicas”, “preferências homotéticas”, etc.
  • No caso de Marcroeconomia, a partir daqui é sempre bom voltar e reler capítulos que possam ter se esquecido, refazer relações, anotações, gráficos. É hora também de pegar os livros de exercícios resolvidos, que orientarão sobre as “pegadinhas” das provas. Sugiro ler com bastante cuidado o livro “Macroeconomia para Concursos e Exame da ANPEC”. Este livro resume de maneira muito boa a parte do Sistema Financeiro dos dois primeiros capítulos do livro de Macroeconomia do Simonsen, e explica de uma maneira alternativa detalhes sobre câmbio, e modelo IS- LM. Num estudo final de Macro, dar bastante atenção para escolas de pensamento da Macroeconomia: separar muito bem os clássicos dos neoclássicos, os keynesianos dos monetaristas e etc. Neste sentido o livro “Macroeconomia do Blanchard” pode ajudar um pouco. Mas nada como uma leitura cuidadosa para se separar na cabeça as curvas de oferta de curto e de longo prazo, e o que diferencia uma teoria das outras. Uma coisa que deve ser perceptível ao final, é que a Macroeconomia ainda se encontra na fronteira de pesquisa, e portanto é mutável, e não entender estas escolas como teorias separadas, mas teorias que vêm para melhorar ou explicar de maneira diferente a teoria anterior.

  • Em Economia Brasileira, fichar o livro “Ordem do Progresso” já é um passo muito bem dado no sentido de entender a economia brasileira. No entanto, os artigos deste livros em alguns casos são um pouco difíceis, e é preciso ler com atenção, sempre anotando e fichando, e separando as hipóteses dos autores, com o que realmente ocorreu na história. Apesar das datas não serem cobradas diretamente, é preciso saber se situar. Eu por exemplo, fiz uma linha do tempo e coloquei na parede do meu quarto, juntamente com a sequencia dos presidentes do Brasil de 1930 até hoje, e as políticas adotadas em cada época. É imprescindível saber reconhecer os passos da industrialização, reconhecer os porquês dos fatos, datas de quando surgiram órgãos importantes como o Banco Central, ou medidas importantes como as medidas da SUMOC. A partir desta leitura super cuidadosa, é sempre bom pegar livros menos complexos para ir se fixando a ordem dos acontecimentos, como o livro de Economia Brasileira Contempoânea do Fábio Giambiagi, e sempre que possível ir colocando os detalhes da Ordem do Progresso neste fichamento. A resolução das provas irá dar uma idéia do que é importante ou não. Por fim em Brasileira, leia alguns artigos sugeridos no Manual do Candidato. Não seja totalmente aleatório, pegue uns 4 ou 3 temas que sempre caem nas redações, como o Plano Real, o Plano de Metas, o PAEG, e leia artigos sobre eles, sempre separando as opiniões de cada autor, para fazer uma redação bem feita e fundamentada (no caso dos centros que cobram a discursiva).
  • Por último eu li os livros de Estatistica (e Econometria, que cai na mesma prova), focando aí mais em alguns tópicos que caem com freqüência, para me garantir pelo menos um ponto. Se você vai bem em matemática e estatística, tudo bem focar nisso, mas se não vai, melhor focar nas outras, porque a prova da ANPEC, até para os já iniciados, é realmente muito difícil, e uma nota negativa pode jogar fora todo o seu esforço nas outras matérias.

Enfim, se você quer mesmo passar em algum centro da ANPEC, não desperdice seu tempo. Qualquer meia hora gasta em uma leitura é bem gasta. Eu fiz uma planilha no meu caso, para contabilizar minhas horas de estudos nestes quatro meses fechados. Estudei 230 horas, sempre contabilizando de meia a uma hora a menos, todos os dias, e sem contabilizar as horas que foram gastas na faculdade, na biblioteca, ou lendo no ônibus. Assim, devo ter estudado no mínimo 300 horas.

O mais importante é ter DISCIPLINA. Se por acaso um dia não puder estudar, por qualquer motivo, compense antes. Não deixe para compensar depois porque na maioria das vezes não dá certo. Tenha compromisso com você mesmo que o objetivo com certeza será alcançado. Consulte sempre sua planilha, faça um gráfico, perceba se seu ritmo melhora ou piora a cada dia. Eu estudei, se fosse para contar todos os dias, sem excluir nenhum dia, 2 horas por dia em quatro meses, no mínimo. Claro que alguns dias estudei 6 horas, e outros não estudei nada, mas o compromisso com você mesmo é muito importante, para saber que precisa compensar as horas gastas com outras coisas. No final, você perceberá que apesar do cansaço, valerá à pena, porque além de ter uma grande chance de ter passado em algum centro, o conhecimento que adquirimos é uma das únicas coisas que ninguém pode nos tirar.

Boa sorte a todos que se propõem a encarar a ANPEC, segue abaixo os links com alguns materiais. Caso queiram outros materiais que não estejam aqui, me mandem e-mail para wssjunior@terra.com.br que vejo se os tenho, e se gostarem do blog, divulguem, comentem, ou critiquem, fazendo sugestões para que eu possa melhorá-lo ainda mais.

Neste ano de 2010 realizei um sonho que para mim parecia impossível, mas o trabalho apenas começou, agora com o mestrado, e é preciso sempre correr atrás.

Música do dia: Metaphorica – A Magnis Maxima (Música da minha banda, que resume todos os pensamentos positivos que canalizei durante o ano, para alcançar este que foi um dos maiores objetivos da minha vida até então.) Ps. Video editado pela escritora Karin Raphaela.

ALGUNS MATERIAIS:

Economia Brasileira e Contemporânea – Fábio Giambiagi: http://www.4shared.com/document/2cXzUAMM/Economia_brasileira_contemporn.htm

Prova resolvida de Estatística: http://www.4shared.com/document/Vla6eqB_/ANPEC_estatistica_provaResolvi.htm

Livro de exercícios resolvidos Micro:

http://www.4shared.com/document/tnD3m1cp/Micro-ExercciosANPEC.htm

Outro blog com orientações:

http://www.proanpec.com.br/OrientacoesEspecificasBibliograficas.aspx

Blog com resumos de economia brasileira:

http://pettersonvale.blogspot.com/2010/05/prova-anpec.html

Comunidade ANPEC no Orkut:

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=195143